Estados Unidos: PIB avança a 5,2% acima das expectativas com aceleração do consumo
por Camila Paim
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos apresentou um avanço ao ritmo anualizado de 5,2% no terceiro trimestre de 2023. Conforme a segunda estimativa divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Departamento de Comércio (DOC) dos EUA.
O resultado do PIB dos EUA indicou uma economia que ultrapassa a leitura anterior e da mediana de expectativas de analistas consultados pelo FactSet, com 3 pontos percentuais a menos, de uma alta de 4,9%.
PIB dos EUA e alta na inflação
A leitura reflete uma aceleração com ainda maior tração pela economia americana em relação ao segundo trimestre de 2023, quando o PIB dos EUA teve uma expansão anualizada de 2,1%.
O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 2,8% no terceiro trimestre, ganhando força depois de avançar 2,5% no segundo trimestre.
Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, aumentou 2,3% entre julho e setembro, desacelerando frente ao acréscimo de 3,7% do trimestre anterior. Ambos os números vieram levemente abaixo da primeira leitura, de 2,9% e 2,4%, respectivamente.
O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central dos EUA.
Ainda hoje o discurso de um dirigente do Fed criou expectativas de que a instituição pode iniciar um ciclo de cortes em suas taxas de juros – hoje entre 5,25% e 5,50% ao ano – já no primeiro semestre de 2024.
Cotação do dólar à vista
Às 11h40 desta quarta-feira (29), o dólar subia 0,39%, cotado a R$ 4,8907.
Na terça-feira (28), a moeda norte-americana fechou em queda de 0,56%, sendo negociada a R$ 4,8719. Com o resultado, passou a acumular quedas de:
- 0,54% na semana;
- 3,35% no mês;
- 7,69% no ano.
Com informações de Estadão Conteúdo.