Dia da Saúde Mental: Conexa atinge mais de 500 mil atendimentos por mês com foco em diminuir público nos hospitais
por Camila Paim
A Conexa é uma das líderes na transformação no cuidado da saúde mental de colaboradores em empresas. A startup do setor de healthtech trilha um caminho de crescimento guiada pela visão do seu CEO, Guilherme Weigert, de que “manter os colaboradores mentalmente saudáveis pode ser benéfico tanto para eles próprios quanto para as organizações”.
Nesta terça-feira, dia 10 de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Saúde Mental, data fixada em 1992 com o objetivo fundamental de promover a conscientização sobre a saúde mental em escala global.
Em paralelo à relevância da data, o CEO da Conexa comenta como a empresa teve sua maior guinada na transição entre os meses de pandemia, e como o tema da saúde mental ganhou mais espaço de discussão no período em 2020 e 2021.
Em 2019, a Conexa realizava cerca de 2.500 consultas médicas por mês, abrangendo uma base de 150 mil vidas. Já no primeiro semestre de 2020, compara Guilherme Weigert, a startup viu os número saltarem para mais de 100 mil consultas mensais, atendendo a mais de meio milhão de pessoas por mês.
Além do salto nos números, um estudo realizado pela Conexa com seus pacientes de janeiro a julho de 2023 revelou que:
- 40 em cada 100 pacientes foram diagnosticados com algum tipo de doença mental após consultas de telemedicina;
- O diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) aumentou em 35%;
- A detecção de casos de ansiedade, em 24%;
- Situações de esgotamento (burnout) em 30%.
São números que refletem a importância desse cuidado não partir apenas do colaborador, mas também da empresa que compõe. Para a médica psiquiatra e gerente de saúde mental da Conexa, Erica Maia, “muitos ambientes de trabalho, com alta competitividade, pressão por produtividade e resultados, insegurança no cargo e excesso de carga horário, contribuem para esses diagnósticos.”
Ainda como resultado do estudo, a Conexa detectou que as companhias que investem em apoio psicológico e/ou psiquiátrico para seus funcionários registram menos afastamentos e faltas. Segundo um estudo da Harvard Business Review, o retorno sobre o investimento (ROI) da saúde mental nas empresas é notável, sendo de R$ 3,68 para toda a equipe e de R$ 6,30 para os gestores.
Criação da Conexa – de “Netflix” a atendimentos médicos com mais agilidade
Guilherme conta que o percurso da Conexa começou com uma ideia inovadora – criar um “Netflix da medicina” para estudantes universitários na área de saúde. No entanto, logo perceberam algumas falhas críticas no uso das instituições de saúde no país:
- Menos de 25% da população com plano de saúde e dependente dos serviços públicos, que podem apresentar dificuldades;
- Uma alta frequência de visitas aos consultórios médicas ou emergências de hospitais para resolver problemas que não necessitavam do deslocamento;
- Pacientes em uma rede complexa de especialistas, sem um médico centralizado e com fichas médicas descentralizadas.
Em resposta a esse desafio, em 2017, a Conexa foi criada, com a visão de fornecer uma atenção primária de qualidade. O modelo de atendimento digital da healthtech hoje permite consultas online, reduzindo a necessidade de presença física em hospitais, proporcionando consultas médicas com mais tempo dedicado a cada paciente, além de evitar a exposição e filas dos ambientes hospitalares tradicionais.
Conexa em números: crescimento e negócio
Fundada em 2017, a Conexa é um ecossistema digital de saúde que atualmente conta com milhares de médicos, psicólogos e nutricionistas. Realizando mais de 400 mil consultas por mês, sendo 180 mil delas em saúde mental, a Conexa adotou um modelo de negócios voltado para o B2B, atendendo a 24 milhões de vidas.
A startup não apenas oferece atendimento médico, mas também se tornou uma voz poderosa na conscientização sobre a saúde mental. Ao identificar as necessidades crescentes em meio à pandemia, a Conexa expandiu seu foco, realizando M&A (do inglês, fusões e aquisições), como a integração com o Psicologia Viva, destacando seu compromisso contínuo com o bem-estar mental dos indivíduos e o sucesso das organizações.
Com sua abordagem pioneira, a Conexa não apenas trata doenças mentais, mas tenta quebrar o estigma associado ao tratamento da saúde mental. Conectando as pessoas aos profissionais certos e proporcionando um cuidado personalizado, a startup busca promover ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.